5 Ferramentas gratuitas para alavancar seu marketing digital
O Marketing Digital é um excelente recurso para impulsionar os resultados de uma empresa, mas para isso é preciso contar com as ferramentas certas e utilizá-as no momento mais apropriado! Inclusive existem algumas gratuitas. Saiba agora quais são elas.
O Marketing Digital, de uns anos pra cá, vem crescendo consideravelmente e já faz parte da realidade de empresas dos mais variados segmentos e perfis.
Aumento de vendas, fidelização e captação de clientes, exposição, relacionamento com o público, humanização da marca, esses são alguns dos benefícios e objetivos de uma campanha online bem executada.
Mas para isso é preciso uma equipe qualificada, estratégias bem desenvolvidas, planejamento, análise de métricas e KPI`s e o uso de ferramentas que facilitem o trabalho!
Quer saber quais são elas, seus benefícios e como usá-las?
Então continue a leitura deste conteúdo e fique por dentro!
1 – UBERSUGGEST
Você talvez nunca tenha ouvido falar em Neil Patel, mas com certeza já viu um careca falando inglês com sotaque forte (ele é indiano) e que sabe tudo de Marketing Digital!
Dentre suas várias façanhas e cases de sucesso, ele é criador do Ubersuggest.
A ferramenta é usada para pesquisar e analisar palavras-chave usadas em projetos de SEO.
Tal criação ajuda você a descobrir quais são os melhores termos a serem usados em sua estratégia, além de quantos deles têm ligações com seu produto, serviço ou mercado.
O principal benefício disso é o ranqueamento de sua marca no Google, de modo que ela ganhe visibilidade e seu site tenha mais tráfego, acarretando no possível aumento de vendas.
Em um projeto de Marketing Odontológico, por exemplo, o dentista pode saber quantas pessoas procuram por “clareamento dental preço” e, assim, ser encontrado por elas.
2 – GOOGLE ANALYTICS
Sobre o Analytics, pense o seguinte: se Marketing Digital fizesse parte do Enem ele certamente cairia na prova.
A ferramenta é usada em praticamente todas as campanhas de Marketing Digital com o intuito de analisar o desempenho, como o próprio nome sugere.
No Google Analytics você pode analisar os seguintes dados;
- Visitantes da página;
- Taxa de conversão;
- Alcance;
- Origem do tráfego;
- Informações demográficas.
3 – GOOGLE ALERTS
Se você chegou até aqui já tem ciência da importância de monitorar uma campanha de Marketing na internet e o Google Alerts te ajuda neste processo!
Na prática, ele envia notificações para um e-mail cadastrado toda vez que sua empresa ou palavra-chave do seu radar é mencionada em redes sociais e demais páginas web.
Por exemplo: se aquele dentista estiver com “clareamento consultório” no planejamento, ele saberá quem mencionou o termo na internet.
O principal benefício do Google Alerts é que ele te mantém atualizado sobre seu segmento, público, tendências e situações específicas do seu mercado, produto ou serviço.
4 – MAILCHIMP
Macacos (símbolo da marca) são fofos, inteligentes e podem trazer ótimos resultados para sua estratégia de Marketing Digital.
Existe a versão premium do MailChimp, que custa cerca de 10 dólares por mês, porém é possível utilizá-lo gratuitamente também.
A versão freemium permite que você dispare até 12 mil e-mails marketing por mês e é bastante fácil de ser usada.
Sua maior vantagem é conseguir um e-mail organicamente e aprimorar o relacionamento com o público. Os dois juntos tornam sua estratégia de Marketing Digital muito mais rica.
5 – GERADOR DE PERSONAS
Saber a quem se comunica é fundamental para ter sucesso e alcançar os objetivos esperados.
Nesse contexto, o gerador de personas pode ajudar sua empresa a desenvolver o perfil do cliente ideal da sua empresa para que suas ações e campanhas atinjam as pessoas certas e no momento mais adequado.
Com perguntas específicas, a ferramenta gratuita ajuda você a refletir sobre o perfil dos seus cliente e dos consumidores de seu mercado de atuação, independentemente de qual seja ele.
Ao final, você recebe um PDF com as informações sobre sua persona, já tendo uma base sobre ela e de como começar a trabalhar a partir das informações obtidas.
O Marketing Digital não é fácil, porém existem algumas ferramentas que podem te auxiliar no alcance dos objetivos.
Por fim, vale dizer que não existe nada infalível ou “secreto” e a melhor maneira de ter sucesso e utilizar as ferramentas certas é realizar testes A/B.
Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto, clínica especializada em implantes dentários.
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