Perguntas para fazer aos clientes antes de projetar um logotipo
Antes de iniciar qualquer projeto, seja a criação de um site ou um logotipo, é essencial obter certas informações de seus clientes. Isso vai ajudar a criar um projeto de sucesso, ajudar a trazer a visão do cliente e construir um relacionamento duradouro.
Muitas das perguntas abaixo também vão ajudar a montar um orçamento mais preciso para o seu cliente.
Abaixo estão algumas questões essenciais para começar a projetar um novo logotipo.
Muitas destas perguntas podem ser aplicadas em outros projetos de design (como para diferentes tipos de site por exemplo), sinta-se livre para inserir suas questões.
Questões relacionadas à empresa
1 – Como você descreveria seus serviços e/ou produtos?
2 – Quais são os objetivos de longo prazo da sua empresa?
3 – Por que você quer um novo logotipo? (Se já tiver um) O que você quer que seu novo logotipo transmita?
4 – Quem são seus principais concorrentes?
5 – Como você se diferencia de seus concorrentes?
6 – Qual é a faixa etária do seu público-alvo?
Questões relacionadas ao projeto
7 – Você tem alguma referência que goste?
8 – Você já tem algo específico em mente para o seu logotipo?
9 – Você tem alguma preferência de cores?
10 – Quais as cores que você não quer usar?
11 – Que adjetivos deve descrever melhor o seu logotipo?
12 – Que sentimento ou mensagem que você quer que seu logotipo transmita a quem visualizá-lo?
13 – Que tipo de tipografia gostaria de usar?
14 – Qual será a aplicação principal do seu logo? (web ou impressão)
15 – Gostaria de adicionar algum serviço para usar com o novo logotipo ou identidade visual?
Exemplo: cartões de visita, envelopes, papel timbrado, etc
16 – Observações. Deseja acrescentar algo que não está incluso nesse questionário?
Lembre-se: Ser um designer gráfico significa que você é um solucionador de problemas. Você não pode resolver um problema sem conhecê-lo realmente – fazer perguntas é um grande começo.
Gostou deste artigo? Aproveite e leia mais conteúdos em nosso blog.